Principais tipos de Cultivos
Os principais tipos de cultivo podem ser classificados em diversas categorias. Aqui estão alguns dos mais comuns:
- Grãos: Cultivo de cereais como arroz e milho, essenciais para a alimentação.
- Hortalças: Produção de vegetais como tomate e alface, frequentemente em estufas.
- Frutas: Cultivo de frutas como maçãs e laranjas, exigindo cuidados climáticos específicos.
- Orgânico: Métodos sustentáveis sem químicos, focados na saúde e meio ambiente.
- Hidropônico: Cultivo em água com nutrientes, eficiente em espaços pequenos.
- Silvicultura: Cultivo de árvores para madeira e conservação ambiental.

O Cultivo tem impactos importantes na economia e na sustentabilidade.

SOJA
A expansão da soja no Brasil começa mesmo nos anos 1970, quando a indústria de óleo começa a ser ampliada.

MILHO
O milho é usado como base no preparo de vários pratos, desde as iguarias mais simples como a pipoca até as mais elaboradas como cuscuz e sorvetes. Isso sem falar do próprio milho-cozido ou assado. Além disso, é muito utilizado na indústria de alimentação animal como fonte de energia para os animais.

FEIJÃO
Na última década, conforme dados da Conab, a produção de feijão, incluindo as três safras, foi de 3.133,8 milhões de toneladas.

TRIGO
Atualmente, cerca de 65% do trigo consumido pelos brasileiros é importado de países como Argentina, Rússia e Ucrânia. Contudo, essa dependência vem diminuindo. Prova disso é a expectativa de safra recorde.

CAFÉ
Há mais de 150 anos, o Brasil é o maior produtor e exportador de café. Em Minas Gerais, o café é o principal produto da pauta de exportações do agronegócio, além de apresentar uma qualidade bastante elevada do produto final.

SORGO
O sorgo, também conhecido como milho-da-guiné, é um cereal de fácil adaptação e de altas produtividades. Ele pode ser aplicado na alimentação animal e humana, na produção de etanol, biomassa e vassouras.

PECUÁRIA
Pecuária é a atividade produtiva de criação de animais que tem como propósito a produção de alimentos como carnes, ovos e leites, ou de matérias-primas, a exemplo de peles, couros e lãs destinadas à confecção de outros artigos. A pecuária pode ser de corte, leiteira ou de lã, e praticada nas modalidades extensiva ou intensiva.

HORTIFRUTI
O Brasil movimenta mais de 60 bilhões de reais somente dentro dos Ceasas, com muita informalidade, dificuldades logísticas, fortes flutuações de preços e burocracia para o produtor que busca iniciar um trabalho em um ponto de venda nos Ceasas.